Contador

Você é o Visitante Número:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

DISCURSO DE POSSE PRESIDÊNCIA DO ROTARY CLUB CORUMBAÍBA ANO ROTÁRIO 2010/2011

Em nome Deus, O Clemente, O misericordioso!
O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.
Nobres Companheiras e Companheiros!
Falar de Rotary é um assunto bastante envolvente, mas também bastante complexo, haja vista, que a atuação rotária é muito ampla e irrestrita. Nesta noite solene vou falar para vocês, especificamente sobre um assunto que vem preocupando, não só o Rotary de Corumbaíba, mas, também o Rotary Internacional. Esse assunto foi abordado durante o PETS- SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS 2010/2011, pelo companheiro de Uberlândia Jorge Abraão Neto que o fortalecimento dos clubes, ou seja, a ampliação do quadro social.
Nós sabemos que o Rotary oferece seus serviços, em 211 países e regiões geográficas do mundo.
Nós ajudamos deficientes físicos a andar ou se locomoverem, cegos a enxergar, surdos a escutar, curamos doentes, vestimos quem está nu, alimentamos os famintos, nós levamos esperança, salvamos vidas e somos parceiros da Natureza. A humanidade é o nosso negócio e o serviço o nosso produto final. Agora como qualquer negócio bem sucedido, nós também temos uma necessidade excepcional de lideranças. Pessoas que são capazes de mostrar o verdadeiro rosto do Rotary. Pessoas que dão de si antes de pensar em si, e que realmente possuem vocação e o desprendimento para o ideal de servir. Nossa organização precisa urgentemente priorizar o desenvolvimento do nosso quadro social ou corremos o risco de nos sucumbir pela nossa indiferença ou por não cumprirmos devidamente nosso papel de verdadeiros rotarianos. Nosso patrimônio mais precioso está em declínio, nosso quadro de associados.
Se quisermos nos certificar dessa verdade é só levantarmos quantos clubes do nosso distrito, o mesmo do Brasil e do mundo tem menos de 25 sócios. Vocês sabiam que mais de 80% dos rotarianos do mundo, nunca patrocinaram um novo sócio? Queridos companheiros não se iludam, se não arregaçarmos as mangas e partir de corpo e alma em busca do aumento do nosso quadro social, nosso ideal de servir nesse século, está seriamente ameaçado. A ficar como está, corremos o risco de nos tornar apenas relíquias do ideal lançado pelo nosso companheiro Paul Haris quando criou o 1º Clube de Rotary em 1905 em Chicago.
Ai eu pergunto como faremos isso? Todos sabem que não existe uma fórmula mágica de resolver esse problema, más, é por isso que devemos traçar nossas metas, planejar nossas ações e agir. “Uma meta sem uma medida, por exemplo, tornar-se melhor é apenas um slogan”, já diziam Palermo e Watson. Todo serviço tem a ver com o sentimento, aliás, o resultado de um serviço é um sentimento. (Albrecht). Não podemos agir pelo impulso, a maioria das pessoas não se planejam fracassar, fracassam por não planejar (Jonh L Beckei).
Eu conclamo aos companheiros, eu nesse momento estou convocando a todos nós para uma mudança de atitudes. Se você sempre faz o que sempre fez, então você conseguirá o que você sempre conseguiu. (Michael Porter). Nosso distrito, nosso pais e em todo o mundo existem bem mais sócios do que o que possuímos atualmente, só que ninguém nunca os convidou. Como em qualquer outro negócio, não basta agradar nossos sócios, temos que encantá-los. E convenhamos, o trabalho rotário é encantador. Precisamos ter elencadas as ações regionais e mundiais do Rotary e usá-las como um argumento comercial. O Rotary não é só o programa pólio plus, atuamos em todos os setores da vida humana. Temos que tornar o Rotary atraente principalmente para os jovens se quisermos ver outro século do Rotary, disse em uma ocasião o Presidente Robert Barth.
Vou terminar esse pronunciamento lembrando a todos nós, de que não podemos titubear o tempo urge e como disse nosso companheiro Jorge Abraão Neto, tem muitas vidas para serem salvas, tantas crianças para educar, tantos conflitos para apaziguar, há ainda muito a ser feito pela pólio plus, muitos animais a serem salvos, muitos rios e muitas matas gritando por socorro, muitas injustiças a serem reparadas, muitas promessa para serem cumpridas, muitas dívidas para serem resgatadas e muito amor para ser cultivado.

Um beduíno fez algumas perguntas ao Profeta Muhammad SAAS a respeito de como poderia melhorar sua vida espiritual e material, vamos citar parte desse diálogo.

Pergunta: O que me salvará dos pecados.
Resposta: Lágrimas, humildade e enfermidade.

Pergunta: Quais são as melhores ações aos olhos de Allah?

Resposta: Gentileza, modéstia e paciência.

Pergunta: Quem são as piores pessoas aos olhos de Allah?

Resposta: Os exaltados e os mesquinhos.

Pergunta: O que aplaca a ira de Allah nesta vida e na Outra?

Resposta: A caridade oculta e a bondade para com os pais.

Pergunta: O que extingue o fogo do Inferno no Dia do Juízo?

Resposta: A paciência na adversidade e na desventura.
Vamos encerrar nossa fala lembrando as palavras do segundo presidente norte americano Jonh Adams: “Em todo o mundo há apenas dois tipos de pessoas que realmente contam aquelas que assumem compromissos e as que cumprem suas promessas”.
Que as graças, as bênçãos e a misericórdia de Allah estejam conosco, agora e para sempre, e que seja permitido por Ele o cumprimento de todos os nosso compromissos, Amin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário