Contador

Você é o Visitante Número:

sexta-feira, 9 de julho de 2010

FREQUENCIA NAS REUNIÕES

Uma vez, que o espírito de Rotary é a união de grupos de várias profissões, para que juntos construam um companheirismo sólido, para que daí empreenderem ações que possam melhorar o mundo em que vivemos, não faz sentido eu me associar a um clube rotário e não me fazer presente nas reuniões semanais.


Embora o mundo de hoje gire em alta velocidade e o fator tempo estar cada vez mais escasso, é aconselhável, que o Conselho Diretor do clube busque uma solução para adequar o melhor dia da semana, o melhor horário e o melhor lugar para realizar as reuniões.

O comparecimento regular às reuniões dos clubes é essencial para que esses sejam fortes e ativos.

A ênfase dada ao comparecimento às reuniões data de 1922, quando o Rotary Internacional iniciou um concurso mundial que funcionou como motivação para que centenas de rotarianos mantivessem um índice perfeito de comparecimento às reuniões. Isso motivou inclusive, se digladiarem, no bom sentido, para manterem um recorde de comparecimento aos seus clubes, são os famosos 100%.

O Regimento Interno do Rotary prevê um índice mínimo de 60% de comparecimento às reuniões, em contra partida exista uma regra não escrita, que o ideal mesmo é manter os 100%.

Essa exigência de Rotary na freqüência de seus associados e porque, sendo o Rotary representado por elementos de várias profissões, as faltas às reuniões priva o clube das vantagens de um quadro social diversificado e do companheirismo compartilhado entre si.

Já foram apresentadas várias propostas para justificar a ausência do sócio às reuniões, por exemplo, quando esse está servindo como jurado, em viagem de navio, convenções de negócios, de férias ou até mesmo acometido por alguma doença. Entretanto nenhuma dessas propostas foram incrementadas. A norma estabelecida é bastante clara: “um sócio não é considerado presente a menos que o mesmo compareça à reunião”.

Porém, não se leva em conta a ausência do sócio a uma reunião ordinária se o mesmo estiver envolvido com outro acontecimento rotário. Isso vale também para o comparecimento a uma reunião do INTERACT OU DO ROTARACT.

O comparecimento do sócio a uma conferência distrital, assembléia, convenção internacional, a uma reunião em outra cidade, ou a algum outro evento especialmente organizado, esse comparecimento será creditado.

Um rotariano que esteja participando ativamente de um projeto de prestação de serviços localizado em uma área distante, onde seja impossível recuperar sua ausência, ainda que virtualmente poderá também receber crédito. Esses créditos é o que chamamos de recuperação. Você assiste a reunião fora do seu clube ao terminar se dirija ao secretário do clube e apanhe com ele sua justificativa, normalmente trata-se de um papel previamente destinado a esse fim e assinado por ele.

Hoje já contamos com as facilidades virtuais, nossa INTERNET, podemos fazer nossas recuperações no eclub, ou seja, nos clubes virtuais. Ao fazer isso utilizando essa ferramenta imprima sua justificativa e o email que lhe será enviado pelo clube no qual realizou sua reunião virtual e entregue ao secretário do seu clube.

É costume em nosso meio premiar os companheiros 100%. Isso se faz com a aplicação de um boton próprio para a ocasião e podes-se utilizar também um certificado. Normalmente aproveita-se a posse do novo conselho diretor para um maior brilhantismo da comenda.

Ai vai nossa pergunta, se você pode ser um companheiro 100%, porque se contentar com 95%.

Hamza Abdullah Islam - Presidente 2010/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário