Contador

Você é o Visitante Número:

terça-feira, 6 de julho de 2010

UM POUCO DE ROTARY PARA VOCÊ


Companheiros,

Mais um Ano Rotário se inicia nesse 01 de julho de 2010. Embora os lemas principais do Rotary seja "Dar de Si Antes de Pensar em Si"  e  "Mais se Beneficia Quem Melhor Serve", cada Presidente de RI (Rotary Internacional) apresentea o seu lema. Esse ano é Fortalecer Comunidades – Unir Continentes”, e o nosso Presidente é o norte-americano, Ray Klinginsmith.

Como não é fácil lidar com o desconhecido, que tal agente aprender muitas coisas sobre o Rotary e com isso desempenhar bem nosso papel de rotariano, bem como, realizar nossos sonhos e promessas. O que vem a ser mesmo esse tal de Rotary?
O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário.

• Como o Rotary abriga mais de um milhão de indivíduos em mais de duzentos países e regiões administrativas, não é possível dar-lhe uma definição exata que represente a visão de todos os clubes e de todos os rotarianos. Este artigo procura descrever a prática média do rotarianismo no Brasil, onde está a maior parte dos rotarianos lusófonos. Artigos em outros idiomas poderão apresentar visões diferentes.

O Rotary Club

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos, Sylvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr, com o objetivo de reunir comerciantes, profissionais liberais e outros businessmen em um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizades pessoais. O nome Rotary, que em inglês significa "em rodízio", surgiu do fato de que, no início, as reuniões semanais eram realizadas no local de trabalho de um associado diferente a cada semana.

Hoje há cerca de 31.000 clubes rotários em todo o mundo. Destes, cerca de 2200 estão no Brasil e 200 em Portugal. O número de associados dos clubes varia muito. Nas capitais alguns têm mais de 200 membros, enquanto que alguns clubes de cidades pequenas jamais conseguem chegar a 20. (A média brasileira é de aproximadamente 22 membros por clube.)

Todos os clubes são necessariamente filiados ao Rotary International (RI), uma associação federativa com poder normatizador. Note que a associação ao RI é do clube e não de seus associados. Não há hierarquia entre os clubes, todos tendo os mesmos direitos e obrigações. Geralmente, um clube é formado a partir dos esforços de outro, que se torna seu "clube padrinho" pois "apresenta" este novo clube para inclusão no RI.

Como em uma grande família, todos os clubes são semelhantes e todos são únicos. Em geral, as reuniões acontecem no jantar ou no almoço, mas há clubes que se reúnem no café-da-manhã. Há um ritual padrão para as reuniões mas cada clube o realiza de forma um pouco diferente. Há clubes onde predomina a convivência social e o companheirismo e outros onde a atividade principal é a realização de projetos de promoção social. Como a admissão é feita por convite, os clubes costumar adquirir uma personalidade que reflete as afinidades de seus membros.

O rotariano

O rotariano médio brasileiro tende a ser homem, acima de 35 anos, casado, pai, profissional liberal, comerciante ou professor e, embora discussões ou discriminações religiosas ou políticas não sejam permitidas nos clubes, católico e de centro. No seu convívio no clube, sua família tem papel importante e é comum que os filhos participem dos clubes para jovens (Rotaract, Interact e Rotakids) e, mais cedo ou mais tarde, sejam admitidos no clube de seus pais ou em outro.

Mas como a força do Rotary é justamente a diversidade, encontramos muitos clubes e muitos rotarianos fora da média acima descrita. Cerca de 12% dos sócios de Rotary Clubs são mulheres e vários clubes tem média de idade abaixo dos 35 anos. Nem todos os rotarianos e rotarianas são casados e várias profissões estão representadas em seus quadros. Além disso, as igrejas protestantes contribuem com muitas famílias rotárias. Acima de tudo, o rotariano é uma pessoa que compreende a necessidade de partilhar seus recursos para a realização de boas ações. Por tal motivo, em inglês, dois rotarianos tratam-se por fellow, palavra que descende do norueguês arcaico felaga, a qual significa pessoas que colocam seus recursos em uma empreitada comum, enquanto que no Brasil usa-se o termo "companheiro".

Rotarianos famosos

• Albert Sabin, Estados Unidos

• Ron Hubbard, conferençao, Rhodesia

• George W. Bush, Estados Unidos

• General Douglas MacArthur, Estados Unidos

• Walt Disney, Estados Unidos

• Soleiman Frangieh, Líbano

• Konosuke Matsushita, Japão

• Ernest Medina, My Lai, Vietnam

• Prince Bernhard de Holanda, Países Baixos

• Neville Chamberlain, Primeiro Ministro, Birmingham, Reino Unido

• Hassan II de Marrocos, Marrocos

• Rainier III de Mônaco, Mônaco

• Nelson Pereira dos Santos, Brasil

O rotarianismo na comunidade e no mundo

O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e iguamente importantes: clube, distrito e RI.

No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais (chamados pelo anglicismo humanitário) na cidade.

Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de 1000 rotarianos cada. No Brasil há 38 distritos e em Portugal 2. Cada distrito é administrado por um governados distrital com mandato de um ano. A função do governador é estimular a convivência e o trabalho dos clubes. Os distritos promovem encontros anuais para treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social.

O conjunto dos mais de 500 distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary International, entidade coordenadora e normatizadora dos clubes. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.

Exigências, procedimentos e custos de ingresso em um Rotary Club

A entrada em um Rotary Club geralmente é feita através de convite feito por um sócio com a aprovação unânime dos demais. As exigências de ingresso em um clube são de caráter moral e profissional. O proposto deve ter reputação ilibada e pertencer a uma profissão legal ou socialmente reconhecida. Muitos clubes observam a regra de ter apenas um sócio para cada profissão, o que impede a presença de, por exemplo, dois dentistas no mesmo Rotary Club.

É possível, e mesmo relativamente fácil, a criação de um novo Rotary Club, onde pessoas com afinidades comuns podem reunir-se em um ambiente que será ditado por tais afinidades. Assim, este grupo poderá participar do conjunto das atividades do RI sem abrir mão de sua maneira particular de dirigir sua agremiação específica. Exemplos são os clubes inteiramente femininos, ou os clubes de jovens empresários.

O custo direto de participação em um Rotary Club no Brasil é de cerca de 100 reais mensais (um pouco mais para clubes com sede própria e reuniões de almoço ou jantar) ao qual se deve acrescentar custos razoáveis de convivência social, como viagens no distrito, recepções aos amigos e presentes aos aniversariantes.

ROTARY INTERNACIONAL

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.

Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano de Chicago que a idealizou.

Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.

É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.

A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;

2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;

4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a diginidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr - engenheiro de minas, Hiran Shorey - alfaiate, Silvester Schiele - comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.

Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 32.400 Rotary Clubs espalhados por 168 países do mundo.

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

• A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.

História do Rotary

É difícil dizer exatamente quando surgiu o Rotary. Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago -- 23 de fevereiro de 1905 -- como referência principal, porém seu embrião foi gerado em 1900.

Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.

Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park. Terminada a refeição, saíram para uma caminhada nas redondezas e Paul viu que seu anfitrião tinha conseguido fazer vários amigos no comércio local. Alí lhe surgiu a idéia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Tal idéia ficou encubada na mente de Harris durante cinco anos, até que, na noite de 23 de fevereiro de 1905, ele e mais três amigos fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

Fundação do Rotary Club de Chicago

Os primeiros rotarianos eram homens de negócios (que em inglês, businessman, é um termo muito amplo) vindos de cidades pequenas e que haviam conseguido se estabelecer na metrópole. Além de Paul, estavam presentes um cliente seu, Silvester Schieler, um outro amigo, Gustavus (Gus) Loehr e um amigo deste último, Hiram Shorey. Um quarto nome, Harry Ruggles, era parte da lista inicial de Paul mas somente começou a frequentar o clube a partir da segunda reunião. Schieler tinha uma empresa de fornecimento de carvão, na época o principal meio de aquecimento de interiores, e Loehr era engenheiro de minas. Não se conheciam mas Paul prevera, com sucesso, que se tornariam amigos com o convívio. Shorey era o que se chamava na época de merchant tailor, que hoje corresponderia a ser dono de uma confecção, e Ruggles tinha uma gráfica, a qual fazia os papéis do escritório onde Paul trabalhava.

Na gênese do Rotary, podemos já ver dois de seus elementos principais: o companheirismo e as relações profissionais.

O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um banheiro público (eufemisticamente chamado de "Public Comfort Station"). Embora com certa pressão contra de algumas lojas e bares vizinhos, o projeto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares de outros.

Intercâmbio de jovens

Um dos principais programas do Rotary International é o intercâmbio de jovens. Todos os anos, mais de 8.000 jovens viajam para países diferentes, patrocinados por Rotary Clubs, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre as diversas nações em todo o mundo, bem como promover o intercâmbio de culturas e valores, fundamentais para o estabelecimento da paz e da boa-vontade no mundo.

Fundação Rotária do Rotary International

A Fundação Rotária do Rotary International é uma organização que suporta os esforços do Rotary International para alcançar a compreensão e paz mundial através de programas internacionais humanitários, culturais e educacionais. A Fundação é mantida somente através de contribuições voluntárias de Rotarianos e amigos da Fundação que compartilham esta visão de um mundo melhor.

Foi criada em 1917 pelo sexto presidente do Rotary International, Arch C. Klumph, como um fundo de doações para o Rotary "para fazer o bem no mundo". Tem crescido desde uma contribuição inicial de US$26,50 somente para mais de US$55 milhões.

O Rotary Club de São Sebastião , litoral norte de São Paulo, Brasil, conta com 41 associados e se destaca no Distrito 4600, na área denominada 01 e seus rotarianos se reunem todas as segundas-feiras , às 20:00 h, no Porto Grande Hotel. Este clube se dedica muito a receber jovens intercambistas e a contribuir de diversas formas para a Fundação Rotária, tendo crescido bastante nos últimos anos a partir da presidência de Ivan de Carvalho, sucedido por João Carlos de Souza Lima Figuei-redo e no ano rotário 2008-2009, por Olga Hon Viganó. Atualmente, nas sessões ordinárias cada vez mais é crescente o companheirismo, com jantares regados por Palestras, leitura de artigos em jornais, desenvolvimento de serviços à comunidade, arrecadação de recursos, eventos gastronômicos, como o MACARRÃO AO VIVO , já na sétima edição, além de contruibuir para o crescimento do quadro social e valorização e ações em prol das crianças, das gestantes, da igualdade entre os sexos e dos outros cinco modos de melhorar o mundo , conforme os parâmetros da ONU.

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; 2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; 4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a diginidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr - engenheiro de minas, Hiran Shorey - alfaiate, Silvester Schiele - comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.

Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 32.400 Rotary Clubs espalhados por 168 países do mundo.

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

• A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.

Fonte:Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário