Contador

Você é o Visitante Número:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR NÓS ROTARIANOS

Madre Tereza de Calcutá


Heleno Melo Enviou "

Conhecida no mundo inteiro pelo seu trabalho junto “aos mais pobres dentre os pobres”,

No último dia 19 de outubro de 2003, na cidade do Vaticano, Sua Santidade o Papa João Paulo II beatificou a madre Teresa de Calcutá, fundadora da comunidade religiosa Congregação das Missionárias da Caridade, em Calcutá, obra que se estendeu por outras cidades da Índia e mais 123 Países.

Conhecida no mundo inteiro pelo seu trabalho junto “aos mais pobres dentre os pobres”, madre Tereza foi ganhadora, também, em 1979, do Prêmio Nobel da Paz. À festa, compareceram Presidentes, Rainhas, membros de casas reais e muitos outros dignitários. Até aí, a notícia, esperada por muitos dos católicos e não-católicos, principalmente da Índia e da Albânia, não apresenta grandes novidades, pois a beatificação de madre Teresa já era uma certeza no pontificado de João Paulo II. Todos os jornais deram a notícia com destaque, realçando, em páginas inteiras, os seus merecimentos; na Índia ela já é considerada uma santa.

O que se quer com esse preâmbulo é, com todo o respeito pela Beata madre Teresa, aproveitar o ato e o fato, que a dignifica, para citar que, nas pequenas linhas de canto da notícia, há uma que, sem desmerecer toda a sua vida religiosa e seu trabalho pelos pobres, pode servir para chamar a atenção das novas gerações de políticos, empresários, profissionais liberais, enfim, dessa juventude que desponta em nosso país em meio a tantos casos de corrupção, violência, miséria, etc, etc, não devidamente tratados e imputados os seus autores. Em determinado momento de sua vida, a madre Teresa foi criticada por ter recebido uma doação de Jean-François Duvalier, o ditador Baby Doc, do Haiti. Pela história de vida da madre Tereza e pela necessidade premente de recursos, essa doação poderia ter passado como mais uma daquelas que salvariam muitas crianças em muitos países. Mas o problema era que os recursos doados vinham de um ditador corrupto, sanguinário, que muito mal fez ao seu país e as crianças do seu país, portanto, dinheiro sujo, indesejável, oferecido por pessoas que querem salvar a alma através do dinheiro, seja de que fonte for. Os críticos não deixaram passar este gesto, demonstrando que os “meios não justificam os fins”.

Não é ético receber doações de pessoas que não possam declarar livremente a origem desse dinheiro. Essa a “Ética da Consciência” que, segundo Maquiavel, “analisa as ações em função da hierarquia interna dos valores”, contrapondo-se à “ Ética da Responsabilidade” que “ é uma ética essencialmente política da ação eficaz.”

Quanto à madre Teresa, este fato foi totalmente relevado pelos santificados trabalhos desenvolvidos em toda a sua vida. O Papa João Paulo II pretende, ainda no seu pontificado, concluir o processo de sua santificação.

Como nós outros, pobres mortais, teremos mais dificuldades em sermos considerados santos, pelo menos não caiamos em tentação de trocar a “Ética da Consciência” pela “Ética da Responsabilidade”, o que já é um belo caminho para conquistarmos o purgatório.

HELENO MELO

Fonte: http://www.rotary4500.org.br/html/modules.php?name=News&file=article&sid=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário